grupo ebd escola biblica dominical convite

Blog da Bíblia

"... o firme fundamento das coisas que se esperam, e
a prova das coisas que se não vêem..."

 

Melhores cidades, vida melhor

Como sociedade, e a igreja está incluída aí, devemos sempre lembrar que as estatísticas de residentes em áreas urbanas refletem histórias de pessoas e famílias que podem vir a enfrentar maior ou menor sofrimento de acordo com o nível do desenvolvimento econômico e social de uma cidade, sua estrutura urbana e, também, o número de pessoas capazes de reivindicar e propor soluções para as mazelas decorrentes das grandes aglomerações populacionais.

Comemorando neste 4 de outubro sua data especial no ano, a Habitat, organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, também articula nesta direção, com o lançamento do texto "Melhores Cidades, Vida Melhor" durante a Shanghai World Expo 2010, na China, para refletir sobre o potencial e os desafios e problemas da vida urbana no século 21. Também nesta linha de pensamento, o tema do concurso infantil de desenhos sobre a cidade "Minha cidade, minha esperança", realizado no ano passado na Indonésia, que teve como vencedora a menina Aftonia Nabila (veja o desenho acima). Leia também os dois documentos sobre o tema dos desafios da vida nas cidades, produzidos por especialistas ligados à Habitat, no site da entidade: "Urban World" e "World Habitat Day - Better City, Better Life".

Uma declaração da diretora executiva da UN-Habitat, Anna Tibaijuka, vai além e afirma que a preocupação com a qualidade de vida dos indivíduos e seus familiares é, na verdade, o caminho para a verdadeira paz da cidade: "Enquanto cidades habitáveis dependem de uma economia racional, esta é só uma parte da história. Se nossas cidades quiserem ser realmente sustentáveis e harmoniosas, devemos qualificar o nível de vida e o bem-estar de todas as pessoas, especialmente dos pobres urbanos. Também não podemos continuar a consumir recursos naturais ao ponto de negar oportunidades para nossos filhos e netos".  

A ideia de separar toda a primeira segunda-feira de outubro para ser o Dia Mundial do Habitat vem da necessidade de estimular a reflexão sobre a situação de nossas cidades e o direito das pessoas a uma vida de qualidade no contexto urbano. A data também quer relembrar ao mundo sua responsabilidade com o futuro dos assentamentos humanos.

Atualizada: Domingo, 24 Abril 2022 14:20
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.