Coluna FÉ e POLÍTICA

"... o lobo e o cordeiro se apascentarão juntos..."

Ladeira abaixo

Assisti ao Comício da Central na tevê preto e branco de algum vizinho da favela. Jango assumira o poder graças ao acordo que o elevou à condição de Rainha da Inglaterra e Tancredo Neves à de Primeiro Ministro. Era o parlamentarismo chegando para uma breve…

Eleições: Saneamento básico ou "esse cara sou eu"

Logo que pisei o primeiro degrau para embarcar no ônibus, ouvi o refrão recitado pela voz forte do cobrador: "Esse cara sou eu". Considerando que em coletivos do Rio acontece de tudo, não estranhei. O mais provável é que ele estivesse falando ao celular com…

Conselhos populares

Expresso aqui meu total apoio à posição da Convenção Batista Brasileira no sentido de condenar a criação dos chamados conselhos populares no Brasil, objetivo do Decreto 8243. Saiba o que representa essa iniciativa do governo federal a ser votada no Congresso Nacional. Trata-se, para ir…

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

No Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, foto no site da Anistia Internacional mostra faixa de manifestante com a convocação: "Não finja que não está vendo a tortura". Segundo relatório da entidade, a tortura é uma prática usual em mais de 150 países…

Relatório da Anistia Internacional: para quem tem sede de justiça orar e agir

Fotos e depoimentos impactantes. Expressões de dor e indignação verbalizadas. Injustiças e atrocidades demonstradas por imagens. Declarações de fé no trabalho pela transformação da realidade e subsídios estatísticos para o planejamento de ações de resgate da cidadania e iniciativas pacificadoras. Assim, pode ser resumido o…

Encíclica social é texto que deve ser lido por inteiro

A costumeira e ampla divulgação pela mídia das declarações dos líderes católicos é um fato. Com as encíclicas não é diferente, causando sempre grande impacto. Mas esse aparente favorecimento a uma religião não diminui a força do mais recente documento divulgado pelo Vaticano, a Encíclica…

Direitos Humanos, uma das praias do Cristianismo

O governo lançou um Plano Nacional de Direitos Humanos, tema que, se não é, deveria ser uma das praias mais frequentadas do Cristianismo (pra usar um termo apropriado ao verão e férias de alguns). A iniciativa federal mobilizou alguns dos grandes fazendeiros e latifunidários brasileiros,…

ARTIGO: Recomendações para a conduta cristã em eleições

Professor de História e militante do movimento Fé e Política de Pernambuco, o reverendo Silvandro Cordeiro Fonseca aconselha: "Não podemos nos esquivar de dirigir uma palavra como cidadão do Reino de Deus que tem princípios e valores que nos direcionam a tomar uma postura nas…

A igreja e a política no Brasil

Um dos mais importantes comentaristas políticos do país, o jornalista e ex-deputado federal (cassado pela ditatura militar), Márcio Moreira Alves, que faleceu dia 3/4, deixou em seu site o livro “A Igreja e a Política no Brasil” para download. Parte de uma vasta obra literária,…
SOMA Notice / Nota da Soma

This site uses cookies to ensure the best experience. By continuing to use this website, you agree to their use. Learn more about our privacy policy. / Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este website, você concorda com a sua utilização. Saiba mais sobre nossa política de privacidade.